A fim de fortalecer e consolidar a atuação dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente(CJs) no Brasil, propõe-se a realização do I Encontro Nacional dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente, momento em que se buscará dar continuidade ao processo de estímulo e envolvimento juvenil para atuação organizada nas causas socioambientais.
Os Coletivos Jovens de Meio Ambiente são grupos que se organizam em cada Unidade Federativa (UF) com o intuito de articular pessoas e organizações, circular informações de forma ágil, pensar criticamente o mundo a partir da sustentabilidade, planejar e desenvolver ações e projetos, produzir e disseminar propostas (trans)formadoras com base no princípio “agir local e pensar global”.
Com 10 anos de história, os CJs já conseguiram mobilizar e sensibilizar milhares de jovens por onde passou e se estabeleceu, demonstrando fôlego, garra e energia para contribuir com a construção de uma sociedade sustentável, mais justa e equitativa.
Nesta caminhada, os CJs realizaram diversos projetos, eventos e processos formativos, além de participar de diversos espaços de controle social ou de articulação política, em especial, com o intuito de fortalecer estrategicamente a Educação Ambiental.
Este é um ano importante para o Movimento de Juventude pelo Meio Ambiente por vários motivos, dentre eles, a realização da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) e a consolidação do Programa Nacional de Juventude pelo Meio Ambiente (PNJMA), que são eventos e processos estratégicos em que se inserem os CJs e que convergem com a atuação local destes movimentos.
Dessa forma, a realização do I ENCJ mobilizará e organizará os Coletivos Jovens de Meio Ambiente para uma atuação de base de modo a (re)conhecer e (re)significar suas Identidades no Brasil, buscando fortalecer desta forma as políticas de juventude e de meio ambiente no país, contribuindo com a formação crítica de outros jovens, incentivando-os a estabelecer uma relação responsável com o ambiente e com a sociedade a partir do "agir local" e do "pensar global".Sobre a história dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente (CJs)
Os Coletivos Jovens de Meio Ambiente foram concebidos inicialmente como conselhos a partir de uma proposta de garantia de participação das juventudes em todo processo da I Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), em meio ao contexto da Conferência Nacional de Meio Ambiente (CNMA) e na construção de políticas públicas na área ambiental, garantindo-lhes voz e voto nas tomadas de decisões, coerência com posturas éticas de juventude, com jovens e para jovens, interação e parceria entre jovens e instituições que compunham as comissões organizadoras dos processos de conferência nos Estados.
A estruturação dos CJs foi realizada a partir de um intenso processo de articulação e de diálogo, entre diversas organizações de juventudes. Ao longo deste processo, diversas vezes o caráter consultivo desses conselhos foi apontado como não coerente, não refletindo seu real sentido, uma vez que tinha como intenção o vínculo com as comissões organizadoras, criadas apenas para um evento. Um conselho, por definição, pressupõe hierarquias, um caráter de representação e dinâmica de funcionamento que não supria as demandas dessas juventudes. Desse modo, os Conselhos Jovens passaram por um processo de reflexão e análise, que, por fim, culminaram na re-identificação destes jovens enquanto Coletivos Jovens. Esse novo caráter passou a assegurar aos jovens espaços efetivos de participação em processos para além das Conferências.
A intenção passa a ser a efetiva construção de uma sociedade sustentável, justa e igual para todos, baseada nas realidades das diversas comunidades e regiões e no diálogo entre esses Coletivos Jovens. Uma reestruturação política, necessária, para aprofundar a reflexão e participação das juventudes, em especial, na construção de políticas públicas e no trabalho de base, de/para/com jovens.
Deste modo, os CJs, além de envolver os que já atuavam na área ambiental, passaram a favorecer a “chegada” de outros jovens nesse processo, aqueles que já ouviram falar sobre meio ambiente, mas que ainda não sentiram vontade de envolver-se com esse assunto.
Atuar em Rede faz parte do cotidiano dos Coletivos Jovens, que se articulam nacionalmente na Rede de Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade - REJUMA e também compõem em suas vertentes, a malha da Rede Brasileira de Educação Ambiental - REBEA, além de outros espaços de articulação da Educação Ambiental nos Estados como as Comissões Estaduais Interinstitucionais de Educação Ambiental - CIEAs, Conselhos de Juventude, Fóruns e Redes Locais.
Do mesmo modo, os Coletivos Jovens de Meio Ambiente tratam a Educação Ambiental como eixo-condutor no processo de (trans)formação de indivíduos e coletivos potencializando, fomentando e fortalecendo as diversas juventudes no Brasil e constituindo espaços concretos de articulação e mobilização destes atores sociais em prol de um mundo sustentável. Esta ação vem se dando principalmente com o enraizamento do movimento nos estados, com os CJs presentes em todas as Unidades Federativas do País, atuando de acordo com suas realidades.
JUSTIFICATIVA
O texto-base do Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente aponta a existência de uma crise civilizatória composta pelo atual modelo de desenvolvimento “caracterizado como predatório, injusto e excludente levando à escassez dos recursos naturais” e coloca a juventude como protagonista no desafio de “implementar o paradigma da sustentabilidade que consiste em garantir um desenvolvimento ambientalmente adequado, socialmente justo e economicamente viável, incorporando questões relativas a ética, política e cultura”.
Considerando esses aspectos, acredita-se que as várias e múltiplas experiências dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente no Brasil, que atuam de acordo com as realidades locais (regionais, estaduais e/ou municipais) condizentes com a característica continental e culturalmente plural do país, podem contribuir com a ressignificação das práticas de sustentabilidade, especialmente no que diz respeito à incorporação dos princípios da Educação Ambiental humanista, holística, sensibilizadora e (trans)formadora que agrega a valorização da diversidade na construção coletiva de uma sociedade verdadeiramente sustentável, por meio da inserção da juventude como sujeito de sua própria história, aqueles que concebem modelos e ideais e os executam em prol da coletividade.
Tais premissas podem ser percebidas nos 10 anos de história dos CJs. Foram centenas de encontros, formações, projetos e ações desenvolvidas e mobilizadas pelos CJs, atendendo, sensibilizando e (trans)formando milhares de jovens a partir dos princípios que norteiam o movimento: "jovem educa jovem","jovem escolhe jovem" e "uma geração aprende com a outra". Acredita-se que esses processos contribuem efetivamente com a construção de uma sociedade mais sustentável.
De outro modo, os CJs também têm se envolvido significativamente no contexto das políticas públicas posicionando-se de forma propositiva e, muitas vezes, assessorando os governos (Municipais, Estaduais e o Governo Federal), principalmente nas questões de educação, meio ambiente e juventude, além de ocupar espaços políticos e de controle social.
Isto porque os jovens militantes dos CJs carregam consigo o ideal de que um outro mundo é possível e por onde passam buscam envolver outros jovens numa rede de transformação socioambiental, interferindo estrategicamente e sensibilizando pessoas no serviço público, nas universidades, nas igrejas, nas escolas, nas empresas e em todos os outros espaços onde se inserem para além de sua atuação no grupo.
Assim, dando a sua contribuição militante, no sentido de fortalecer e intensificar novas visões (trans)formadoras na construção de sociedades sustentáveis, sensibilizando e compartilhando experiências em todos os seus ambientes de vivência e atuação, sejam eles, familiares, sociais, educacionais ou profissionais.
Essa atuação, embora já contundente, pode ser potencializada com a ressignificação das identidades dos CJs e com a troca de experiências entre os grupos organizados nas diversas UFs, o que caracteriza a importância de reunir esses movimentos em momentos de (re)encontros que possibilitem ainda o fortalecimento organizacional e estrutural para além dos encontros informais já realizados durante anos anteriores em outros grandes eventos, fóruns e conferências.OBJETIVO GERAL
Consolidar a(s) identidade(s) dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente no Brasil, fortalecendo sua organização e atuação nos Estados por meio de estratégias de gestão, formação e comunicação, possibilitando desdobramentos e intervenções transformadoras em âmbito local e global.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Comemorar, registrar e dar visibilidade aos processos de (trans)formação provocados pela atuação dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente ao longo de seus 10 anos de história, promovendo assim a troca de experiências no movimento;
- reconhecer e (re)significar a(s) Identidade(s) dos CJs, possibilitando a construção da Carta de Princípios dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente no Brasil;
- fortalecer e fomentar os CJs por meio de sua organização, garantindo a renovação de lideranças no movimento;
- fortalecer a atuação dos CJs em âmbito nacional no contexto da Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade – REJUMA;
- fomentar e envolver os CJs no debate e acompanhamento da política pública de juventude e meio ambiente;
- construir Planos de Ação Estaduais, no intuito de avançar nas práticas, metodologias e processos de atuação dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente.
ONDE E QUANDO
LOCAL:
Pousada dos Pirineus e Comunidade Educacional de Pirenópolis
Pirenópolis - Goiás - Brasil.
Pirenópolis - Goiás - Brasil.
DATA:
16 a 20 de dezembro de 2013.
O Coletivo jovem de Meio Ambiente de Goiás (CJ-GO) tem o prazer de declarar que aceita o desafio de ser o Estado que irá receber esse evento de grande importância para o movimento. Todos os membros aceitaram o desafio e ficaram muito animados com o mesmo. Vamos juntos fazer o evento inesquecível #CJ10anos
PROGRAMAÇÃO GERAL DO ENCONTRO NACIONAL DOS COLETIVOS JOVENS DE MEIO AMBIENTE
SEGUNDA-FEIRA - DIA 16
QUINTA-FEIRA - DIA 19
08h00 às 9h00 - Círculos de aprendizagem coletiva
LOCAL:Sala Baru e Coreto - COEPi
9h00 às 12h00 - Momento Perspectivas
Momento para identificação de prioridades do CJ nos próximos anos, como bandeiras de luta e ações futuras (Plano de Ação Nacional).
LOCAL: Sala Baru e Coreto - COEPi.
12h00 às 14h00 - Almoço
Local: Restaurante da Pousada dos Pireneus
14h00 às 16h00 - Diálogo sobre o PROGRAMA ESCOLAS SUSTENTÁVEIS
presentação institucional do Programa, pelo Ministério da Educação.
LOCAL: Auditório da Pousada dos Pirineus
16h15 às 18h15 - Diálogo Governo e Sociedade PNJMA - CJs e suas contribuições às Políticas Públicas
LOCAL: Auditório da Pousada dos Pirineus
18h15 às 20h00 - Jantar
LOCAL: Restaurante da Pousada dos Pireneus
20h00 - Feira de TrocasMomento de Integração para trocas de lembranças entre os participantes.
16h00 às 17h30 - Roda de Abertura com a Participação dos Parceiros
LOCAL: Auditório da Pousada dos Pireneus
17h30 às 19h00 - Jantar
LOCAL: Restaurante da Pousada dos Pireneus
19h00 - Mística em Comemoração aos 10 anos dos CJs
LOCAL: Área da Pousada dos Pireneus
20h00 - Espetáculo: “Do lixo bela fauna e flora, poesia, batuque, canto e viola” com o PROJETO BOCA DO LIXO - (CJ Anápolis-GO) - www.projetobocadolixo.tk
Movidos pela vontade de mudança uma trupe do cerrado no interior de Goiás embarca em uma aventura por diferentes culturas, vivenciando histórias e brincadeiras populares representadas pela figura do matuto goiano. O resultado dessa empreitada mostra a constante transformação do espetáculo que vai “Do lixo bela fauna e flora, poesia, batuque, canto e viola”.
Ficha Técnica: Duração: 1 hora / Gênero: Circo, Música, Teatro e Boneco / Direção: José Clodoaldo B. de Carvalho / Classificação etária: todas as idades / Texto- Concepção: Grupo Boca do Lixo / Trilha Sonora: Grupo Boca do Lixo / Figurinos: José Salu / Cenário: Grupo Boca do Lixo.
LOCAL: Pousada dos Pirineus
21h30 - Show com CAMERATA CAIPIRA
(Pirenópolis-GO/Brasília-DF) - www.cameratacaipira.com
Isabella Rovo, Victor Batista, Nelson Latif e Bosco Oliveira, apresentam um leque de ritmos tradicionais da cultura popular brasileira, emoldurados em uma versão contemporânea através de arranjos para cordas, vozes e percussão. Utilizando-se da viola caipira, cavaquinho, e violões de 6 e 7 cordas, o Camerata Caipira vem provar que é perfeitamente possível amar o melhor da música tradicional e simultaneamente abrir-se à invenções, em uma experimentação sonora que revela a diversidade musical brasileira no sotaque de cada um de seus integrantes.
LOCAL: Pousada dos Pirineus
TERÇA-FEIRA - DIA 17
08h00 às 11h00 - BATE-PAPO ENTRE OS CJS. COMO ESTAMOS EM NOSSO ESTADO?
LOCAL: Auditório da Pousada dos Pirineus
11h00 às 12h00 - BATE-PAPO E ARTICULAÇÃO REGIONAL
LOCAL: Área Livre na Pousada dos Pirineus
12h00 às 14h00 - Almoço
LOCAL: Restaurante da Pousada dos Pireneus
14h00 às 16h00 - Vivência e Diálogo: TRANSVERSALIZANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ATUAÇÃO DOS CJS
LOCAL: Coreto e Área Livre da COEPi.
16h30 às 18h30 - RODA DE CONVERSA: CJS E SUA FORMA DE ORGANIZAÇÃO – COMUNICAÇÃO, REDES E CONEXÕES
LOCAL: Sala Baru - COEPi.
18h30 às 20h00 - Jantar
LOCAL: Restaurante da Pousada dos Pireneus
20h00 - Sarau Ambiental
Palco aberto para os participantes do ENCJ e artistas da cidade de Pirenópolis com animação de Isabella Rovo - COEPi e apresentações diversas ( música, poesia, dança, circo, improvisos e imprevistos).
LOCAL: Pousada dos Pireneus
QUARTA-FEIRA - DIA 18
08h00 às 12h00 - Momento Identidade
O Momento Identidade busca (re)significar a(s) Identidade(s) dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente partindo de questões norteadoras que promovam uma reflexão que parte do nível pessoal para o nível do coletivo provocando a construção da Carta de Princípios dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente no Brasil.
LOCAL: Auditório/Salas - Pousada dos Pirineus
12h00 às 14h00 - Almoço
LOCAL: Restaurante da Pousada dos Pireneus
14h00 às 18h00 - Círculos de Diálogos sobre Políticas Públicas de Juventude e Meio Ambiente
LOCAL: Auditório da Pousada dos Pirineus
18h00 às 20h00 - Jantar
LOCAL: Restaurante da Pousada dos Pireneus
20h00 às 21h00 - Roda de Capoeira Só Angola com Alex Botega e Mestre Vermelho (Pirenópolis-GO)
21h00 às 22h00 - Apresentação Mamulengo Sem Fronteiras e Fuzuê Teatro de Bonecos (Brasília-DF)
MAMULENGO FUZUÊ
(Brasília-DF) - www.mamulengofuzue.com.br
LOCAL: Auditório da Pousada dos Pireneus
17h30 às 19h00 - Jantar
LOCAL: Restaurante da Pousada dos Pireneus
19h00 - Mística em Comemoração aos 10 anos dos CJs
LOCAL: Área da Pousada dos Pireneus
20h00 - Espetáculo: “Do lixo bela fauna e flora, poesia, batuque, canto e viola” com o PROJETO BOCA DO LIXO - (CJ Anápolis-GO) - www.projetobocadolixo.tk
Movidos pela vontade de mudança uma trupe do cerrado no interior de Goiás embarca em uma aventura por diferentes culturas, vivenciando histórias e brincadeiras populares representadas pela figura do matuto goiano. O resultado dessa empreitada mostra a constante transformação do espetáculo que vai “Do lixo bela fauna e flora, poesia, batuque, canto e viola”.
Ficha Técnica: Duração: 1 hora / Gênero: Circo, Música, Teatro e Boneco / Direção: José Clodoaldo B. de Carvalho / Classificação etária: todas as idades / Texto- Concepção: Grupo Boca do Lixo / Trilha Sonora: Grupo Boca do Lixo / Figurinos: José Salu / Cenário: Grupo Boca do Lixo.
LOCAL: Pousada dos Pirineus
21h30 - Show com CAMERATA CAIPIRA
(Pirenópolis-GO/Brasília-DF) - www.cameratacaipira.com
Isabella Rovo, Victor Batista, Nelson Latif e Bosco Oliveira, apresentam um leque de ritmos tradicionais da cultura popular brasileira, emoldurados em uma versão contemporânea através de arranjos para cordas, vozes e percussão. Utilizando-se da viola caipira, cavaquinho, e violões de 6 e 7 cordas, o Camerata Caipira vem provar que é perfeitamente possível amar o melhor da música tradicional e simultaneamente abrir-se à invenções, em uma experimentação sonora que revela a diversidade musical brasileira no sotaque de cada um de seus integrantes.
LOCAL: Pousada dos Pirineus
TERÇA-FEIRA - DIA 17
08h00 às 11h00 - BATE-PAPO ENTRE OS CJS. COMO ESTAMOS EM NOSSO ESTADO?
LOCAL: Auditório da Pousada dos Pirineus
11h00 às 12h00 - BATE-PAPO E ARTICULAÇÃO REGIONAL
LOCAL: Área Livre na Pousada dos Pirineus
12h00 às 14h00 - Almoço
LOCAL: Restaurante da Pousada dos Pireneus
14h00 às 16h00 - Vivência e Diálogo: TRANSVERSALIZANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ATUAÇÃO DOS CJS
LOCAL: Coreto e Área Livre da COEPi.
16h30 às 18h30 - RODA DE CONVERSA: CJS E SUA FORMA DE ORGANIZAÇÃO – COMUNICAÇÃO, REDES E CONEXÕES
LOCAL: Sala Baru - COEPi.
18h30 às 20h00 - Jantar
LOCAL: Restaurante da Pousada dos Pireneus
20h00 - Sarau Ambiental
Palco aberto para os participantes do ENCJ e artistas da cidade de Pirenópolis com animação de Isabella Rovo - COEPi e apresentações diversas ( música, poesia, dança, circo, improvisos e imprevistos).
LOCAL: Pousada dos Pireneus
QUARTA-FEIRA - DIA 18
08h00 às 12h00 - Momento Identidade
O Momento Identidade busca (re)significar a(s) Identidade(s) dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente partindo de questões norteadoras que promovam uma reflexão que parte do nível pessoal para o nível do coletivo provocando a construção da Carta de Princípios dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente no Brasil.
LOCAL: Auditório/Salas - Pousada dos Pirineus
12h00 às 14h00 - Almoço
LOCAL: Restaurante da Pousada dos Pireneus
14h00 às 18h00 - Círculos de Diálogos sobre Políticas Públicas de Juventude e Meio Ambiente
LOCAL: Auditório da Pousada dos Pirineus
18h00 às 20h00 - Jantar
LOCAL: Restaurante da Pousada dos Pireneus
20h00 às 21h00 - Roda de Capoeira Só Angola com Alex Botega e Mestre Vermelho (Pirenópolis-GO)
21h00 às 22h00 - Apresentação Mamulengo Sem Fronteiras e Fuzuê Teatro de Bonecos (Brasília-DF)
MAMULENGO FUZUÊ
(Brasília-DF) - www.mamulengofuzue.com.br
Thiago de Francisco – Coordenador e Ator Brincante. Idealizador do Mamulengo Fuzuê. É ator brincante, palhaço, bonequeiro e pesquisador, com repertório de números tradicionais de esquetes, mágica, ventriloquia e mamulengo. Com o Palhaço Canção, já percorreu diversos estados brasileiros.
LOCAL: Coreto da COEPi
MAMULENGO SEM FRONTEIRAS
(Brasília-DF) – www.mamulegossemfronteira.blogspot.com.br
Walter Cedro. Ator, diretor, músico, pesquisador de teatro de bonecos e coordenador do grupo de teatro Mamulengo sem Fronteiras. Participante do Festival Internacional de Teatro de Bonecos Titirimundi – Espanha, em 2004. Agraciado com o Prêmio Tuxauas, em 2009. Foi membro titular da Comissão Nacional de Incentivo Cultural (CNIC) do Ministério da Cultura 2011/2012. Atua em projetos sociais com apresentações e oficina para crianças em escolas e eventos regionais.
LOCAL: Coreto da COEPi
LOCAL: Coreto da COEPi
MAMULENGO SEM FRONTEIRAS
(Brasília-DF) – www.mamulegossemfronteira.blogspot.com.br
Walter Cedro. Ator, diretor, músico, pesquisador de teatro de bonecos e coordenador do grupo de teatro Mamulengo sem Fronteiras. Participante do Festival Internacional de Teatro de Bonecos Titirimundi – Espanha, em 2004. Agraciado com o Prêmio Tuxauas, em 2009. Foi membro titular da Comissão Nacional de Incentivo Cultural (CNIC) do Ministério da Cultura 2011/2012. Atua em projetos sociais com apresentações e oficina para crianças em escolas e eventos regionais.
LOCAL: Coreto da COEPi
QUINTA-FEIRA - DIA 19
08h00 às 9h00 - Círculos de aprendizagem coletiva
LOCAL:Sala Baru e Coreto - COEPi
9h00 às 12h00 - Momento Perspectivas
Momento para identificação de prioridades do CJ nos próximos anos, como bandeiras de luta e ações futuras (Plano de Ação Nacional).
LOCAL: Sala Baru e Coreto - COEPi.
12h00 às 14h00 - Almoço
Local: Restaurante da Pousada dos Pireneus
14h00 às 16h00 - Diálogo sobre o PROGRAMA ESCOLAS SUSTENTÁVEIS
presentação institucional do Programa, pelo Ministério da Educação.
LOCAL: Auditório da Pousada dos Pirineus
16h15 às 18h15 - Diálogo Governo e Sociedade PNJMA - CJs e suas contribuições às Políticas Públicas
LOCAL: Auditório da Pousada dos Pirineus
18h15 às 20h00 - Jantar
LOCAL: Restaurante da Pousada dos Pireneus
20h00 - Feira de TrocasMomento de Integração para trocas de lembranças entre os participantes.
Local: Pousada dos Pirineus
SEXTA-FEIRA - DIA 20
08h00 às 09h00 - Até mais
Local: Pousada dos Pireneus
SEXTA-FEIRA - DIA 20
08h00 às 09h00 - Até mais
Local: Pousada dos Pireneus
10h00 - Dia de Campo
Atividades opcionais para Visita Guiada e Vivências em Pirenópolis/GO.
COORDENAÇÃO NACIONAL:
- Damaris Paz - AM (Coordenadora Geral)
- Adrielle Saldanha - RJ
- Carlos Gouvêia - CJ-PA
- Diogo Damasceno - GO
- Luana Mello - PR
- Tiago Lincka - RN
- Tadeu Costa - GO
- Wilberth Silva - ES
COORDENAÇÃO LOCAL:
Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Goiás
Atividades opcionais para Visita Guiada e Vivências em Pirenópolis/GO.
COORDENAÇÃO NACIONAL:
- Damaris Paz - AM (Coordenadora Geral)
- Adrielle Saldanha - RJ
- Carlos Gouvêia - CJ-PA
- Diogo Damasceno - GO
- Luana Mello - PR
- Tiago Lincka - RN
- Tadeu Costa - GO
- Wilberth Silva - ES
COORDENAÇÃO LOCAL:
Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Goiás
Comissão de Infraestrutura
- Maíra Cruvinel (coordenadora)
- Luanna Guimarães
- Andréia Fonseca
- Ilana Leal
Comissão de Metodologia
- Walker Meykom (coordenador)
- Thais Cruvinel
- Giivago Oliveira
Comissão de Captação de Recursos e Parcerias
- Diogo Damasceno (coordenador)
- Tadeu Costa
Comissão de Comunicação
- João Damásio (coordenador)
- João Pedro Vieira
- Alexandre Alves
Comissão de Animação e Mobilização
- Thais Mamede (coordenadora)
- Natanny Cardoso
SECRETARIA E GESTÃO FINANCEIRA:
Comunidade Educacional de Pirenópolis (COEPi) - www.coepi.org.br
- Isabella Rovo
- Patricia Ferraz
- Rossana Gehlen
PARCERIA: - REJUMA - www.rejuma.org.br
- Maíra Cruvinel (coordenadora)
- Luanna Guimarães
- Andréia Fonseca
- Ilana Leal
Comissão de Metodologia
- Walker Meykom (coordenador)
- Thais Cruvinel
- Giivago Oliveira
Comissão de Captação de Recursos e Parcerias
- Diogo Damasceno (coordenador)
- Tadeu Costa
Comissão de Comunicação
- João Damásio (coordenador)
- João Pedro Vieira
- Alexandre Alves
Comissão de Animação e Mobilização
- Thais Mamede (coordenadora)
- Natanny Cardoso
SECRETARIA E GESTÃO FINANCEIRA:
Comunidade Educacional de Pirenópolis (COEPi) - www.coepi.org.br
- Isabella Rovo
- Patricia Ferraz
- Rossana Gehlen
Você está ajudando a realizar este
ENCONTRO!
- João Damásio da Silva Neto
- Maria Izabel A. M. Birolli
- Isis Volpi
- Diêgo Lôbo
- Jorge Amaro de Souza Borges
- Isabelle Azevedo Ferreira
- Larissa Dantas de Lima
- Monique Maia
- Michèle Sato
- Rachel Trajber
- Rosemeire Mateus
- Thaís Lourenço Cruvinel
- Camilla Oliveira Muniz
- Thyllensck Ferreira
- Deise Cristina de Araújo
- Eula Lôbo
- Tadeu Ribeiro da Costa
- Luis Carlos Ramos da Costa
- Vera Lucia Lucena Ribeiro da Costa
- Jonney Abreu
- Suely Martins de Souza
- Joana Aguiar
- Gayzon Rodrigues
- Eládio Morais de Oliveira
- Maria de Luzia Oliveira
- Andreia P. Rissardo Lujan
- Tiago Lincka
- Luanna Elis Guimarães
- Mara Emilia Gomes Gonçalves
- Raiza Goulão Henrique
- Rosana Campanholo
- Lohanny Carvalho
- Rosane Regis
- Fernanda Domingos da Silva
- Ana Carla Franco
- Kleiton Bueno Bezerra da Silva
- Orismar Parreira Costa
- Marccella Lopes Berte
Sua participação tem sido fundamental para consolidar o Movimento de Juventude pelo Meio Ambiente no Brasil! Agradecemos cada apoio dedicado a este processo. Caso já tenha colaborado e seu nome ainda não conste em nossa lista, nos avise, pois sem você nada disto estaria sendo possível!
Obrigad@!
encj.organizacao@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário